13º salário dos idosos: quando o INSS vai liberar consulta da 2ª parcela?

ARAGUARI, MG — O 13º salário dos idosos terá sua segunda parcela liberada a partir do dia 26 de maio de 2025, conforme calendário do INSS. No entanto, a consulta ao valor estará disponível antes da data oficial de pagamento para os segurados. A antecipação foi autorizada pelo governo a pedido do próprio instituto, seguindo a estratégia de anos anteriores. A medida tem como objetivo impulsionar o consumo e fortalecer a economia em um momento estratégico do ano.

13º salário dos idosos: quando o INSS vai liberar consulta da 2ª parcela? Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Assim como nas edições anteriores, essa antecipação representa um reforço financeiro importante para aposentados e pensionistas, garantindo maior segurança e poder de compra para esse público. O pagamento da segunda parte do 13º salário dos idosos em 2025 corresponderá à diferença entre o valor integral do abono anual e a quantia já recebida na antecipação. O depósito será realizado junto com o benefício referente à competência de maio.

Durante a primeira etapa do 13º salário dos idosos, os segurados receberam 50% do valor, calculado com base no benefício de abril. A segunda parcela completa o montante devido para o ano. Com essa divisão, o INSS busca garantir que os idosos tenham acesso facilitado ao benefício em momentos estratégicos, contribuindo para o fortalecimento do orçamento familiar.

O 13º salário dos idosos é garantido a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios previdenciários como auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. No entanto, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não tem direito ao abono.

Isso ocorre porque o BPC tem caráter assistencial, sem natureza remuneratória, o que o exclui do pagamento do 13º salário dos idosos. Apesar disso, existem propostas legislativas em tramitação buscando incluir esse grupo no benefício.

Até agora, nenhum projeto relacionado ao 13º salário dos idosos para quem recebe o BPC avançou para sanção presidencial. A expectativa, porém, continua entre os beneficiários e entidades de apoio. O calendário segue o mesmo esquema de pagamento dos benefícios de maio. A distribuição é feita de acordo com o penúltimo dígito do Número de Benefício (NB), antes do traço.

Para esclarecer dúvidas, os beneficiários podem ligar para a Central 135 do INSS. O atendimento automático está disponível 24 horas, mas, para falar com um atendente, é preciso ligar de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Consulta da 2ª parcela do 13º salário dos idosos

A consulta sobre o 13º salário dos idosos, referente à segunda parcela, estará disponível na semana antes do início dos pagamentos. Para isso, os beneficiários devem acessar o Meu INSS, disponível para desktop e dispositivos móveis. É necessário fazer o login utilizando os mesmos dados cadastrados no portal GOV.BR para verificar as informações sobre o benefício.

Para consultar o 13º salário dos idosos, os beneficiários devem acessar a plataforma Meu INSS. Na página inicial, clique em “Do que você precisa?” e, em seguida, digite “Extrato de Pagamento” para baixar o arquivo.

Esse extrato trará detalhes atualizados sobre o valor da parcela, a data de pagamento e a elegibilidade. Também será possível fazer a consulta através da Central 135 do INSS, mas somente na semana antes do início dos pagamentos.

Calendário de pagamentos do 13º salário dos idosos

Segunda parcela [para quem recebe 1 salário mínimo]: 

Segunda parcela [para quem recebe até o teto do INSS]:

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile