13º salário do INSS liberado HOJE (29/04) para um NOVO grupo de idosos +60

O 13º salário do INSS começa a ser pago hoje (29/04) para um novo grupo de idosos +60 anos. Esse benefício faz parte do pagamento antecipado do abono anual, que vem ocorrendo já há alguns anos, e será recebido pelos aposentados e pensionistas do INSS ainda no primeiro semestre de 2025.

13º salário do INSS liberado HOJE (29/04) para um
NOVO grupo de idosos +60. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com o calendário divulgado, a primeira parcela do 13º salário do INSS será liberada até 08/05, com uma divisão das datas conforme o final do número do benefício. A medida irá movimentar aproximadamente R$ 73,3 bilhões na economia, beneficiando mais de 34 milhões de segurados.

Cronograma de pagamentos do 13º salário do INSS

Para garantir que os pagamentos sejam feitos de forma organizada, o INSS seguiu um cronograma específico. Os beneficiários que recebem até um salário mínimo terão prioridade e poderão receber a primeira parcela até 08/05. Já os que recebem acima de um salário mínimo, terão a primeira parcela liberada entre os dias 2 e 8 de maio.

A segunda parcela será paga entre os dias 26 de maio e 6 de junho, com datas específicas também definidas conforme o número final do benefício.

Quem recebe um salário mínimo

Quem recebe acima de um salário mínimo

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica o que fazer para receber o 13º salário do INSS.

Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

O 13º salário do INSS será pago a aposentados, pensionistas e outros segurados que atendem aos critérios estabelecidos pelo INSS. No entanto, o benefício não será concedido aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é destinado a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. Além disso, quem recebe Renda Mensal Vitalícia também não terá direito ao abono.

Como consultar o valor e as datas de pagamento

Se você é beneficiário do INSS e deseja verificar o valor e as datas de pagamento do 13º salário, é possível consultar pelo portal ou aplicativo “Meu INSS“. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

Outra opção é consultar pelo telefone 135, com atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h. Será necessário fornecer o CPF e confirmar algumas informações cadastrais para garantir a segurança da consulta.

 

Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile