ALERTA para os aposentados! Agilizar devolução de valores descontados pode ser um GOLPE

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O INSS alerta os aposentados para a promessa de agilizar a devolução de valores descontados. O Instituto realmente vai devolver essas quantias, mas não da forma como está sendo divulgado, ou seja, tem um novo golpe na praça. Entenda melhor a situação e como se proteger.

ALERTA para os aposentados! Agilizar devolução de valores descontados pode ser um GOLPE
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Na última semana a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) anunciaram a descoberta de um golpe milionário no INSS. Agora os criminosos estão usando essa situação para supostamente agilizar devolução de valores descontados. Porém, esse é um novo golpe e por isso você precisa ficar alerta.

Falsa promessa de agilizar a devolução de valores descontados dos aposentados

O alerta foi emitido pelo Ministério da Previdência Social, portanto, os aposentados e pensionistas do INSS não devem acessar links com suposta promessa de devolução dos valores descontados indevidamente.

De acordo com o Ministério esses links estão sendo enviados através de e-mails, mensagens em aplicativos ou outros meios de comunicação. Todos com a promessa de ressarcimento de descontos de mensalidades associativas”.

Os valores descontados no mês de abril ficarão retidos e serão devolvidos entre 25 e maio e 6 de junho, juntamente com os pagamentos dos benefícios, informou a Controladoria Geral da União (CGU).

“O ressarcimento dos valores relativos a mensalidades não reconhecidas pelos beneficiários descontados antes de abril deste ano serão avaliados por um grupo da Advocacia Geral da União (AGU), que estudará a melhor forma de devolver o dinheiro”, informou o Ministério da Previdência Social.

O alerta acontece após o ministério receber denúncias sobre segurados que estariam sendo abordados por golpistas com a falsa promessa de “agilizar o recebimento dos atrasados descontados pelo INSS”.

A devolução realmente vai acontecer, mas não nesse momento, sendo assim não há como agilizar o ressarcimento. Cuidado, é golpe!

Ações do Governo contra a fraude no INSS

A principal ação foi suspender os descontos feitos nas aposentadorias e pensões de centenas de pessoas, informou o ministro do CGU, Vinícius de Carvalho. Sendo assim, em maio os segurados vão receber o valor integral de seus benefícios.

“Esses recursos descontados em maio dos aposentados não irão para as associações. Esses recursos vão ser retidos no INSS e na próxima folha de pagamento serão restituídos aos aposentados”, explicou o ministro.

De acordo com ele, mais de 6 milhões de segurados tinham descontos em seus benefícios, supostamente autorizados. Porém, muitas dessas pessoas não tinham assinado autorizações e sequer sabiam que os valores estavam sendo retirados.

Os aposentados e pensionistas estão recebendo todo o suporte necessário através da Central 135 e do Meu INSS.

Além disso, o ministro assegurou que os servidores envolvidos nesse golpe serão responsabilizados. Portanto, o Governo prepara um plano de reestruturação do sistema que deve ser apresentado em breve.

Fraude no INSS

Nos últimos meses centenas de idosos denunciaram os descontos irregulares que estavam sendo feitos em seus benefícios. Em 2024 o FDR chegou a noticiar essas denúncias. Agora a investigação apontou um esquema bilionário.

Ao longo de 2019 e 2024 foram desviados R$ 6,3 bilhões, valores retirados indevidamente dos benefícios. Para conseguirem esses descontos os criminosos usavam assinaturas falsas de beneficiários.

“Várias dessas pessoas, a grande maioria delas, não tinham autorizados esses descontos. Esses descontos eram, em sua grande maioria fraudados em função de falsificação de assinaturas, em função de uma série de artifícios utilizados para simular essa manifestação de vontade que não era uma manifestação de vontade real dessas pessoas”, explicou o ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho.

Após o anúncio das investigações o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado. Porém, o presidente Lula pediu sua demissão, que acabou sendo acatada e agora ele não ocupa mais o cargo de chefia do Instituto Nacional do Seguro Social.

A investigação comprovou que as entidades analisadas não tinham estrutura para realizarem o serviço que supostamente ofereciam, acrescentou o ministro.

Inclusive, 72% dessas entidades não tinham entregado ao INSS a documentação de autorização dos descontos, mas ainda assim alguma instituição/alguém estava retirando os valores das contas dos segurados.

O INSS até permite descontos nos benefícios, porém os segurados devem autorizar. Além disso, a entidade deve ter um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao todo 11 entidades associativas foram investigadas.

Lila Cunha, especialista do FDR, comenta mais sobre o golpe que desviou R$ 6,3 bilhões do INSS.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile