INSS alerta: idosos estão sendo vítimas de descontos fraudulentos em seus salários

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está emitindo alertas para a população idosa, já que tem sido identificada uma série de casos de descontos fraudulentos nos salários dos aposentados. Recentemente, os beneficiários do INSS foram intimados pelo órgão para verificar se seus pagamentos foram alvo de descontos fraudulentos.

INSS alerta: idosos estão sendo vítimas de descontos
fraudulentos em seus salários. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Os aposentados estão sendo orientados pelo INSS a verificar seus extratos bancários com atenção para identificar qualquer desconto suspeitos que possa ter sido realizado sem autorização prévia. Entenda mais sobre o caso.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.

Descontos fraudulentos no INSS

O INSS tem recebido diversas denúncias relacionadas a descontos não autorizados nos valores dos salários dos aposentados. Esses descontos muitas vezes estão relacionados à participação em sindicatos e associações voltadas para os beneficiários do INSS.

Apesar de algumas instituições terem acesso às informações dos idosos fornecidas pelo INSS, de acordo com reportagem do G1, os descontos são aplicados sem a devida aprovação dos mesmo.

Como saber se a aposentadoria está sofrendo desconto fraudulento?

Para verificar se a aposentadoria está tendo desconto fraudulento, é fundamental que os beneficiários consultem regularmente seus extratos de pagamentos nos canais disponibilizados pelo INSS, como o aplicativo ‘Meu INSS’.

Caso identifiquem descontos indevidos, deve imediatamente solicitar o bloqueio dos mesmos através do aplicativo ou entrando em contato com a Central 135, que agora possui autoatendimento por ligação. Dessa forma, as instituições responsáveis pelos descontos serão notificadas e obrigadas a reembolsar os valores diretamente aos beneficiários.

O que é o INSS?

O INSS é responsável pela gestão da Previdência Social no país, sendo responsável por administrar diversos benefícios previdenciários, como aposentadorias, pensões, auxílios-doença, auxílio-maternidade, entre outros.

Além disso, tem como principal objetivo garantir a proteção social aos trabalhadores e seus dependentes, através da concessão e pagamento desses benefícios, contribuindo para a segurança financeira e o bem-estar da população brasileira.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.