Este país resolveu reduzir a jornada de trabalho e motivo deixa a população de queixo caído; entenda

Um país da América do Sul surpreendeu os brasileiros ao anunciar uma redução na jornada de trabalho no serviço público. O motivo foi uma “emergência climática”, que está impactando diretamente na redução dos reservatórios e consequentemente afetando a produção de energia no país. Entenda! 

Este país resolveu reduzir a jornada de trabalho e motivo deixa a população de queixo caído; entendaImagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Segundo o IG, o país é a Venezuela. A medida entra em vigor nesta segunda-feira (24/03). Porém, essa não é a primeira vez que o país passa por esta situação. 

A medida também foi aplicada em 2016 e 2018 pelo presidente Nicolás Maduro por causa da redução da vazão da hidrelétrica de Guri, responsável por 80% da energia do país. 

Como funcionará a redução da jornada de trabalho na Venezuela? 

Os racionamentos de energia são comuns há mais de 15 anos nos estados do interior da Venezuela. 

5 dicas essenciais para economizar na conta de luz da sua casa

Apesar da medida ter sido decretada na venezuela, muitos brasileiros pretendem diminuir os seus gastos mensais. A conta de energia pode ser um bom começo. Veja cinco dicas para economizar na conta de luz:

  • Desligue os aparelhos da tomada: carregadores, TVs, computadores e outros dispositivos podem consumir energia mesmo quando não estão em uso, no modo “standby”.
  • Evite usar aparelhos de grande porte, como máquina de lavar e lava-louças, nos horários de pico (18h às 21h), quando a energia é mais cara.
  • Lave mais roupas de uma só vez;
  • Escolha eletrodomésticos eficientes: ao comprar novos aparelhos, opte pelos que possuem o selo Procel de eficiência energética;
  • Aproveite a luz natural: durante o dia, mantenha as cortinas abertas para aproveitar a luz natural e reduzir o uso de lâmpadas.

A especialista Jamille Novaes comenta sobre o calendário de bandeiras da ANEEL para este ano, confira.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile