Idosa sofre GOLPE e desfecho de história com indenização choca aposentados

SãO PAULO (SP) — Sofrer um golpe pode gerar grandes transtornos para a vítima. Recentemente, uma decisão tomada pelo STJ trouxe preocupação para os brasileiros. Ao analisar um golpe aplicado em uma idosa, o tribunal definiu que não existe o direito de indenização por dano moral.

Idosa sofre GOLPE e desfecho de história com indenização choca aposentados. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

O caso analisado diz respeito a uma fraude que levou uma idosa a sofrer com descontos indevidos na sua aposentadoria. Isso porque o golpe envolveu um empréstimo consignado irregular, que realizou desconto mensais no pagamento da idosa.

Após julgar a situação, o STJ definiu que o banco responsável por firmar o contrato considerado uma fraude não deve pagamentos a cliente.

Na situação, o tribunal entendeu ainda que a idade da senhora não deveria ser considerada para a instituição da existência de um dano moral.

“O simples fato de ser idoso não é isoladamente determinante para que o Poder Judiciário na instância especial afirme a configuração do dano moral em detrimento da conclusão exarada pelas instâncias ordinárias”, decidiu um dos ministros do Tribunal, de acordo com a Agência Brasil.

Entenda como o golpe foi aplicado na idosa:

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é essencial que os cidadãos que são aposentados pelo INSS se mantenham atentos aos contratos em seu nome.

Atualmente, essa consulta pode ser realizada online por meio da plataforma do Meu INSS. Além disso, também é possível usar o site para bloquear ou liberar novos empréstimos.

 

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile