Salário-maternidade para mães que são MEI: veja as regras para garantir o benefício

Segundo dados do ano passado,  mais de 11,5 milhões de brasileiros são Microempreendedores Individuais (MEIs) no Brasil. Deste número, 55% são mulheres. Por isso, muitas têm dúvidas se possuem o direito de receber o salário-maternidade. Veja quais são as regras para garantir o benefício. 

Salário-maternidade para mães que são MEI: veja as regras para garantir o benefício
Imagem: FDR

 

O salário-maternidade é um auxílio oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para as seguradas que precisam se afastar após o nascimento do filho, adoção e até aborto espontâneo. O objetivo é garantir a estabilidade financeira da mãe durante o período de afastamento.

Segundo o Investidor, o período de oferecimento do benefício é de 120 dias. 

MEI pode receber salário-maternidade?

Como solicitar o salário-maternidade? 

Segundo a especialista Lila Cunha, o pedido do auxílio maternidade no INSS deve ser feito direto para a Previdência Social, ou direto da empresa, depende de quem será o pagador. Cada empregador possui o seu próprio protocolo, mas no INSS funciona assim:

Veja quais são o documentos exigidos

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile