Aposentados precisam comparecer na agência para fazer prova de vida do INSS? Entenda

A prova de vida do INSS passou por mudanças importantes, tornando o processo mais simples e acessível para os beneficiários. Agora, não é mais necessário comparecer presencialmente às agências, o que facilita uma rotina de muitos seguros.

A medida é especialmente vantajosa para quem enfrenta dificuldades de locomoção ou vive em locais distantes, reforçando o compromisso do INSS em atender diferentes perfis de beneficiários. Além disso, a realização da prova de vida do INSS de forma regular evita bloqueios nos pagamentos.

Apesar das melhorias, ainda há falta de informações sobre as alternativas disponíveis. As novas opções visam garantir praticidade e manter os cadastros atualizados, preservando o direito ao benefício.

Como funciona a prova de vida do INSS atualmente?

A prova de vida do INSS passou a ser realizada de forma automatizada desde março de 2024, após a publicação da Portaria MPS Nº 723. O novo modelo dispensa a necessidade de deslocamento, utilizando dados de transações financeiras e atualizações no Cadastro Único (CadÚnico).

A mudança substituiu o método tradicional, que prevê a presença em agências ou bancos, por um sistema digital que cruza informações de bancos de dados públicos e privados. O uso de biometria em operações financeiras também contribui para a validação automática. O formato antigo gerou críticas, especialmente para idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Agora, ações simples, como saques ou o uso do aplicativo Meu INSS, são suficientes para garantir a comprovação de vida.

Quais dados compõem a prova de vida do INSS de forma automática?

Quem será submetido à prova de vida do INSS em 2025?

O INSS inova ao implementar a prova de vida automática para cerca de 17 milhões de beneficiários em 2024. Agora, todos os benefícios de longa duração, incluindo aposentadorias, pensões por morte e benefícios por incapacidade, passarão por esse procedimento de forma simplificada e eficiente.

Novos prazos da prova de vida do INSS em 2025

O INSS teve seu prazo de comprovação de vida alterado pela nova portaria ministerial. A prova de vida será realizada por meio de consultas a registros em bases de dados nos dez meses seguintes à última atualização do benefício.

Isso significa que o prazo de 10 meses passa a ser contado a partir da última atualização do benefício ou da última prova de vida. Com essa mudança, o INSS pode aproveitar qualquer movimentação oficial fora da data de aniversário do segurado para realizar a comprovação.

Importância de realizar a prova de vida do INSS em 2025

A importância da prova de vida está vinculada ao fato de que, se o segurado não realizar o procedimento, ele pode ter o benefício cancelado. Isso porque, este foi o sistema desenvolvido pelo INSS, para assegurar que os salários fossem pagos adequadamente e propriamente aos titulares.

Outro objetivo também é evitar fraudes e pagamentos indevidos, como saques por terceiros. Portanto, todos os anos o segurado deve realizar a prova de vida para que o INSS continue liberando os salários referentes a aposentadorias, pensões por morte e demais auxílios previdenciários.

Principais golpes envolvendo a prova de vida do INSS em 2025

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile