INSS volta atrás e suspende o CANCELAMENTO dos benefícios pela falta da prova de vida

Depois de emitir um comunicado avisando que mais de 4 milhões de pessoas corriam o risco de perder seu salário, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltou atrás. A fim de evitar que as agências da Previdência Social fiquem lotadas, o Instituto assumiu a responsabilidade em evitar os cancelamentos.

INSS volta atrás e suspende o CANCELAMENTO dos benefícios pela falta da prova de vida
INSS volta atrás e suspende o CANCELAMENTO dos benefícios pela falta da prova de vida (Imagem: FDR)

Na semana passada foi publicada pelo Ministério da Previdência Social a notícia de que 4,3 milhões de pessoas estavam com a prova de vida atrasada. São 2,9 milhões nascidos nos meses de janeiro e fevereiro, e 1,4 milhão nascidos em março. Foi orientado que eles acessassem o INSS para fazer a comprovação.

Prova de vida atrasada no INSS

Desde janeiro do último ano o INSS passou a ser o responsável pela prova de vida dos segurados. Isso significa que todos aqueles que recebem benefício vitalício não precisaram mais ir até a agência bancária ou agência da Previdência, e o Instituto passou a usar cruzamento de dados para procurar o cidadão. 

A contratação de empréstimo consignado, a declaração do Imposto de Renda, consultas médicas em hospitais públicos, a renovação de documento, e até o login no aplicativo passaram a ser formas de comprovar a vida.

No entanto, o INSS alertou que:

Diante disso, caberia a eles procurarem formas de comprovação da sua vida em um prazo de 60 dias após a notificação do atraso, a fim de não terem o seu benefício bloqueado. Como: o acesso ao aplicativo do Instituto ou do banco, ou o comparecimento nas agências.

INSS não vai exigir prova de vida dos segurados

Preocupados com o risco de ficar sem seu salário, milhões de pessoas passaram a comparecer nas agências da Previdência Social. Pouco depois, o INSS avisou que a prova de vida continua sendo uma responsabilidade do poder público.

Por isso, a orientação que prevalece é de que:

Uma forma de acelerar esse processo é fazer login no aplicativo usando sua conta no Gov.br, desde que tenha nível ouro.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile