Comunicado geral sobre IPVA para todos que querem vender ou comprar um carro; descubra o que é certo

Muitos brasileiros sonham em comprar seu carro próprio. Mas quando a compra é realizada, outras dúvidas surgem, já que o cálculo do veículo precisa ser feito junto ao Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Entenda como funciona. 

Comunicado geral sobre IPVA para todos que querem vender ou comprar um carro; descubra o que é certo
Imagem: Freepik

 

Essa dúvida é maior ainda quando o veículo em questão é usado ou seminovo e está com o IPVA atrasado. Por isso, o comprador deve ficar ciente: segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, a responsabilidade do imposto é de quem comprou o veículo.

Porém, isso pode ser negociado entre o comprador e o vendedor antes da compra. 

Quem paga o IPVA de um veículo usado ou seminovo? 

A especialista Jamile Novaes comenta sobre o comunicado geral para aqueles brasileiros que possuem veículos com mais de dez anos, confira.

IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo estadual, de cunho obrigatório. A arrecadação dos valores são destinados para custear os gastos públicos com saúde, segurança, educação e transporte.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile