Governo faz manobra para trabalhador não ser obrigado e trabalhar no feriado

trabalhador só pode ser convocado para trabalhar no feriado em casos permitidos por lei. Em breve uma medida aprovada pelo governo federal vai implementar novas regras para esta situação, o que já está gerando expectativa entre os brasileiros; entenda.

Depois de alguns adiamentos, a portaria sobre o trabalho no feriado vai finalmente entrar em vigor no Brasil. A medida do Ministério do Trabalho e Emprego atende a uma necessidade dos trabalhadores, a regulamentação dessa jornada de trabalho.

A medida afeta diretamente o comércio, por exemplo, que para funcionar esses dias precisará ser negociada entre empregador e empregados através de convenção coletiva, e estará sujeita às regras municipais.

Trabalho no feriado

Direitos de quem trabalha nos feriados

O trabalhador convocado para expediente nestes dias terá direito a um dos seguintes direitos:

Durante o acordo com o empregador será definido qual das vantagens acima o funcionário terá direito. Lembrando que ele tem direito apenas a uma delas, ou folgar ou remuneração em sobro.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre a folga obrigatória.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile