Microempreendedor individual, Micro, Pequena, Média e Grande porte: Aprenda a classificar sua empresa

O porte da sua empresa vai definir os impostos, isenções e vantagens que ela terá direito segundo a lei. É possível classificá-la como microempreendedor individual, Micro, Pequena, Média e de Grande porte. Entenda melhor o que essa classificação significa.

Microempreendedor individual, Micro, Pequena, Média e Grande porte:
Aprenda a classificar sua empresa
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O Brasil tem registrado um crescimento considerável das empresas nos últimos anos. Só no segundo quadrimestre do ano foram abertas 1.459.079 empresas, segundo o Mapa do Empreendedorismo. Elas são classificadas em microempreendedor individual, Micro, Pequena, Média e de Grande porte.

Entre diversos aspectos que precisam ser observados na abertura dessas empresas é exatamente o porte. Isso porque ele define alguns aspectos importantes, como o valor das taxas que serão cobradas.

Nesse sentido, o porte acaba sendo uma das etapas mais importantes e que você precisa observar diversos aspectos para fazer a classificação conheça cada um deles agora.

Microempreendedor individual, Micro, Pequena, Média e de Grande porte

Faturamento anual

Diversos órgãos utiliza o faturamento anual bruto para a classificação da empresa, a exemplo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Segundo o portal Exame a definição do porte da empresa considera os seguintes valores:

Microempreendedor individual, Micro, Pequena, Média e Grande porte:
Aprenda a classificar sua empresa
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Receita Operacional Bruta

Por outro lado, o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) adota a seguinte classificação quanto ao porte das empresas:

Número de colaboradores

Esse é um aspecto importante, até porque interfere na folha de rendimentos das empresas. Tanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o SEBRAE fazem a definição a partir da seguinte quantidade de funcionários:

Empresas da indústria:

Por outro lado, o Microempreendedor Individual só pode ter um funcionário, independente da atividade que exerça.

Classificação por Forma Jurídica

Segundo a especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, abrir uma empresa ficou mais fácil após o lançamento de uma ferramenta.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile