Regras para concessão do BPC em 2025 poderão sofrer nova alteração; governo se pronuncia sobre o caso

Atualmente disponível para dois grupos específicos de cidadãos brasileiros, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) garante a liberação de um pagamento mensal de R$ 1.412 para os seus beneficiários. No entanto, o programa deverá passar por importantes mudanças em 2025. Nesta semana, o Governo Federal se pronunciou sobre as novas regras para liberação do BPC no próximo ano.

Regras para concessão do BPC em 2025 poderão sofrer nova alteração; governo se pronuncia sobre o caso. (Imagem: FDR)

As mudanças serão realizadas após a inclusão da iniciativa social no corte de gastos do Governo Federal. Apesar de não ter o seu valor limitado para os beneficiários, as novas regras de concessão do programa deverão ser apertadas. Com isso, a inclusão no BPC passará a seguir critérios mais rigorosos.

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, algumas das alterações propostas pelo Governo Federal tem sido criticadas por movimentos sociais. Isso porque o endurecimento dos critérios de aprovação poderá levar milhares de beneficiários atuais a perderem os pagamentos mensais que são realizados pelo INSS. A discussão sobre o tema levou o Governo Federal a se pronunciar oficialmente sobre o caso.

Saiba o que diz o Governo Federal sobre as novas regras do BPC:

“Nós ouvimos os movimentos, tem coisas que eu concordo, que eles estão falando, e vou defender dentro do governo, mas não teve nenhum compromisso de mudança, quem vai avaliar isso é a equipe econômica liderada pelo ministro [da Fazenda] Fernando Haddad”, afirmou Márcio Macêdo.

O FDR traz aqui outras informações sobre os critérios atuais de pagamento do BPC; confira.

 

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile