No Brasil, o cidadão que tem mais de 60 anos pode desfrutar de uma série de benefícios que permitem a liberação de algumas vantagens. No entanto, para ter o seu direito garantido é preciso que o idoso apresente um importante documento que deve ser emitido pelo cidadão que chegou até a terceira idade.
Se trata da Carteira da Pessoa Idosa que é emitida gratuitamente para os brasileiros que atingiram a terceira idade. Confira nesta matéria como realizar a emissão do documento que garante diversos benefícios para os idosos brasileiros. Em posse da carteira, o cidadão pode contar com algumas vantagens como viagens de graça ou acesso prioritário a alguns serviços.
No entanto, em alguns casos é necessário realizar um importante procedimento para garantir o benefício. Isso porque a Carteira da Pessoa Idosa está atrelada ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Dessa forma, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é necessário que o cidadão mantenha o cadastro atualizado.
Saiba como e quando atualizar o CadÚnico para garantir os benefícios:
- Atualmente, a atualização do CadÚnico deve ser realizada a cada dois anos;
- Além disso, o idoso pode antecipar a atualização caso algum dos dados solicitados seja modificado;
- Manter os dados corretos no cadastro é essencial não só para identificação do cidadão como também para a garantia de benefícios;
- Esse processo deve ser realizado de forma presencial em unidades do CRAS;
- Para efetivar a atualização é preciso que o responsável familiar vá até o local;
- Ele deverá levar um documento de identificação com foto;
- Também será necessária a apresentação do CPF dos demais moradores da mesma residência;
- No local, ele será atendido por um assistente social que irá finalizar a atualização;
- Com o procedimento em dia, a Carteira do Idoso seguirá válida até que seja necessária uma nova atualização.
Confira outras informações sobre a emissão da Carteira da Pessoa Idosa neste link.