Direito dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o 13º salário representa um valor extra para os segurados do órgão federal. Tradicionalmente dividido em duas parcelas, o benefício libera uma parcela adicional que costuma ter o mesmo valor do pagamento realizado mensalmente pelo INSS.
No entanto, neste ano de 2024, o órgão decidiu antecipar a liberação do pagamento. Previsto para ser disponibilizado durante os meses de agosto e novembro, o 13º do INSS foi pago durante os meses de abril e maio. Dessa forma, os cidadãos que se aposentaram depois ainda não receberam o pagamento.
Para garantir que todos serão contemplados, o INSS anunciou recentemente a liberação dos valores do 13º salário para quem se aposentou depois de junho deste ano. De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, ao contrário do primeiro pagamento liberado pelo órgão, a nova rodada será realizada em uma parcela única.
Saiba como será realizado o novo pagamento do INSS:
- Segundo o Jornal O Globo, o pagamento já foi iniciado para alguns cidadãos;
- Isso porque os recursos começaram a ser disponibilizados no dia 25 de outubro;
- A previsão é de que o pagamento siga até o dia 25 deste mês;
- Ao contrário de quem recebeu o adiantamento, o novo pagamento será realizado em parcela única;
- Assim como acontece com os pagamentos regulares liberados mensalmente pelo órgão federal, serão contemplados primeiro os aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo;
- Em seguida, serão pagos os que recebem maiores valores do instituto;
- Vale lembrar que o 13º é pago de forma proporcional;
- Para saber se será contemplado com o novo pagamento, o cidadão pode realizar a consulta por meio do site do Meu INSS que está disponível para ser acessado neste link;
- Também é possível realizar a consulta por telefone por meio da central de atendimento 135.
Consulte outras informações sobre o pagamento do 13º do INSS neste link.