Decretado o fim do golpe do pix: governo anuncia novidade para brasileiros darem adeus a este problema

O Banco Central está trabalhando em uma nova ferramenta para aumentar a segurança das transações via Pix e combater os golpes que têm se tornado cada vez mais frequentes. A novidade foi anunciada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante evento do Google sobre o Pix por aproximação.

De acordo com matéria da Folha de S.Paulo, a ferramenta, ainda em desenvolvimento, permitirá rastrear, bloquear e devolver valores transacionados via Pix de forma mais eficiente. Com isso, será possível identificar e interromper rapidamente transações fraudulentas, protegendo os usuários do sistema.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre as novidades do Pix, confira.

Combate às fraudes

O BC está utilizando inteligência artificial para analisar um grande volume de dados e identificar padrões de fraudes. Dessa forma, será possível prever e prevenir novos golpes, tornando o Pix ainda mais seguro.

Além da nova ferramenta, o BC também está trabalhando para combater as contas fantasmas e laranjas, que são utilizadas para receber valores vindos de golpes. A ideia é endurecer os critérios para a abertura de contas, dificultando a ação de criminosos.

Pix por aproximação

Enquanto as novas medidas para combater as fraudes são desenvolvidas, a ferramenta de transação continua evoluindo. O Pix por aproximação, lançado recentemente, permite que você realize pagamentos apenas aproximando o celular da maquininha, da mesma forma que é feito com os cartões de crédito. Essa nova funcionalidade torna os pagamentos ainda mais práticos e seguros.

Para utilizar o Pix por aproximação, você precisa:

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile