Mudanças chegando no INSS podem afetar validade de contribuição do autônomo

SãO PAULO (SP) — Aprovada em 2019, a Reforma da Previdência trouxe novos parâmetros para a liberação da aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No entanto, as novas regras deixaram algumas questões em aberto que continuam sendo debatidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Mudanças chegando no INSS podem afetar validade de contribuição do autônomo. (Imagem: FDR)

Nesta semana, um dos pontos em foque do debate está sendo a validade das contribuições realizadas pelos trabalhadores autônomos. Atualmente, o grupo pode realizar o pagamento da contribuição mensal do INSS e garantir importantes benefícios como acesso ao auxílio doença e aposentadoria, por exemplo.

No entanto, de acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o STF iniciou recentemente um debate sobre as contribuições que são realizadas com atraso. O julgamento irá definir se esse tipo de pagamento é válido como tempo de contribuição e se poderá ser usado durante o pedido de aposentadoria.

Entenda o que está em jogo para os autônomos:

Confira outras informações sobre a aposentadoria do INSS para autônomos neste link.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile