Lista vermelha inclui mais de 1 milhão de brasileiros que podem se prejudicar por ter dívidas

SãO PAULO (SP) — Criado para proporcionar maior praticidade aos Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenas empresas, o Simples Nacional disponibiliza uma série de vantagens e benefícios para quem está dentro do cadastro.

BRASILEIROS COM DÍVIDAS PODERÃO SER PUNIDOS COM REGRA SEVERA A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2025

Por meio dele, os empreendedores podem realizar o pagamento dos tributos de forma simplificada. Dessa forma, não é preciso buscar os órgãos responsáveis pela cobrança para solicitar a liberação do carnê de pagamento.

Além disso, o cidadão também pode realizar a sua contribuição com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de forma simplificada. Ao realizar esse pagamento mensal ele poderá contar com importantes benefícios como auxílios e até mesmo aposentadoria.

No entanto, de acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, alguns microempreendedores poderão ser excluídos do cadastro. Isso porque alguns dos MEIs que possuem dívidas com o Simples Nacional poderão ter o cadastro excluído.

Saiba quem poderá ser afetado e como evitar a exclusão:

Confira outras informações as obrigações do MEI sobre neste link.

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile