Na última semana o presidente Lula sancionou um importante programa que abre linhas de crédito para os micros e pequenos empreendedores. Nessa ação o próprio governo será o fiador, facilitando que os empréstimos sejam aprovados. Saiba mais agora, no FDR.
No dia 10 de outubro o Presidente Lula sancionou a lei do Acredita (1.725/2024) através de publicação na edição extra do Diário Oficial da União. A partir desse texto os micros e pequenos empreendedores terão acesso a empréstimos. A intenção é contribuir para o crescimento dos negócios no Brasil.
Segundo o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), atualmente 15 milhões de pessoas atuam como microempreendedores individuais.
Além disso, mais de 7,5 milhões de empresas são optantes do Simples Nacional. Se somados, os dois grupos representam 99% das empresas do país.
Empréstimos para micro e pequenos empreendedores
- Os empréstimos serão oferecidos a partir do Procred 360.
- Para aproveitar as condições especiais é necessário ter um faturamento anual de até R$ 360 mil.
- O valor do empréstimo pode ser de até 30% do faturamento da empresa no ano anterior.
- Caso seja uma empreendedora solicitando o empréstimo o valor liberado poderá ser de até 50% do seu faturamento do ano anterior.
- A aprovação dos empréstimos deve ser mais fácil, pois o governo atuará como avalista, reduzindo o risco para os bancos.
- O governo já anunciou que vai destinar R$ 1,5 bilhão remanescentes do Fundo Garantidor de Operações (FGO) do programa Desenrola Brasil para possibilitar as linhas de crédito.
- Atualmente o empréstimo pode ser contratado na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil.
Os empreendedores também poderão renegociar suas dívidas com juros até 50% menos. A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica mais sobre o Desenrola Pequenos Negócios.