Aposentadoria sem idade mínima: saiba quem terá direito com a nova lei

Para conseguir a aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) o trabalhador precisa somar idade mínima, mais tempo de contribuição. A única exceção fica para o Benefício por Incapacidade Permanente, quando a situação de saúde do trabalhador é a justificativa. 

Este benefício era chamado de aposentadoria por invalidez até 2019, quando foi aprovada a reforma da Previdência. É possível que a aposentadoria seja concedida após uma série de prorrogações do auxílio-doença, por exemplo.

Para aprovação, a perícia médica deve gerar um laudo em que dê a entender que não há chances do cidadão voltar a trabalhar. A partir disso, ele é definitivamente afastado do trabalho e começa a receber a aposentadoria. 

A aposentadoria costuma ser liberada para pessoas que ficam acamadas, dão início a um tratamento médico que exige consulta semanal, ou estão em cuidados paliativos. Ou seja, vivem para cuidar da sua saúde.

Quem tem direito a aposentadoria por invalidez no INSS?

Embora não tenha exigência de idade mínima, para conseguir a aposentadoria por invalidez no INSS o trabalhador precisará atender a alguns critérios que foram estabelecidos por lei, como:

A comprovação da incapacidade será feita por um perito do INSS direto na agência. Ainda assim, documentos e laudos médicos trazidos de outros profissionais ajudarão na conclusão final do perito. 

Doenças que isentam a carência das contribuições

Existe uma lista de doenças que isentam o trabalhador da carência de 12 meses de contribuição ao INSS. Além disso, caso a doença tenha sido adquirida por acidente de trabalho, ou por conta do trabalho, também há isenção. 

inss
Aposentadoria sem idade mínima: saiba quem terá direito com a nova lei
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Como pedir a aposentadoria por invalidez no INSS

Para solicitação da aposentadoria por invalidez o segurado pode contar com os serviços online disponibilizados pelo INSS.

O agendamento da perícia médica presencial, por telemedicina ou com encaminhamento de documento, também acontece nos canais remotos.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile