Brasileiros que tenham RG e CPF antigos são todos convocados com urgência; veja como emitir o novo modelo

O Governo Federal lançou um chamado urgente para todos os brasileiros que ainda possuem os modelos antigos de RG e CPF. Com o objetivo de modernizar e aumentar a segurança dos documentos de identificação, a atualização para os novos modelos tornou-se indispensável.

Brasileiros que tenham RG e CPF antigos são todos convocados
com urgência; veja como emitir o novo modelo. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) unifica o RG e o CPF em um único documento e traz mais praticidade e modernidade para os brasileiros.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o novo RG, confira. Saiba mais sobre o documento no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Quais as principais mudanças da CIN?

  • A CIN unifica o RG e o CPF, tornando a sua identificação mais simples e segura;
  • Além dos dados pessoais básicos, a CIN pode conter informações como número da carteira de habilitação, título de eleitor e número de inscrição no PIS/PASEP;
  • A nova identidade tem validade de 10 anos, o que reduz a necessidade de realizar a emissão do documento com frequência;
  • A CIN possui um QR Code que permite a verificação da autenticidade do documento e impede fraudes.

Como emitir a CIN?

Para emitir a CIN, você deve procurar um órgão de identificação civil em seu estado. Os documentos necessários são:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de identidade antigo (se possuir).

A emissão da CIN já está disponível em todos os estados brasileiros. Consulte o órgão de identificação civil do seu estado para obter mais informações sobre os locais de atendimento e agendamento.

Emissão da nova identidade

A emissão da nova carteira de identidade está disponível em todo o país desde janeiro de 2024, porém, o antigo RG será válido até fevereiro de 2032, ou seja, não precisa ter pressa para realizar a emissão. 

Além disso, como dito acima, a primeira emissão do novo documento será gratuita, uma vez que o mesmo possui prazo de validade.

  • Crianças de até 12 anos: o documento será válido por cinco anos;
  • Brasileiros com idade entre 12 e 60 anos: a validade será de 10 anos;
  • Pessoas com mais de 60 anos: a validade do documento será por tempo indeterminado.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.