Lula confirma que donas de casa podem garantir a aposentadoria de forma fácil; veja como

As donas de casa podem contribuir com o INSS e com isso adquirem o direito aos benefícios da previdência, entre eles a aposentadoria. Existem três formas destas cidadãs fazerem essa contribuição e o FDR explica cada uma agora.

Lula confirma que donas de casa podem garantir a aposentadoria de forma fácil;
veja como
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR) 

A aposentadoria é um direito adquirido a partir do pagamento mensal das contribuições à Previdência Social. Até mesmo quem não é servidor público nem CLT pode contribuir, isso inclui as donas de casa. Para elas o INSS oferece três opções de contribuição.

Além da aposentadoria elas podem receber o salário-maternidade e benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença). Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o salário maternidade pode ser concedido até mesmo quando há adoção, saiba como.

No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, apresenta as datas de pagamento de setembro, confira:

Qual o valor do INSS para dona de casa em 2024?

As donas de casa que se enquadram na categoria de contribuinte facultativo têm três opções para fazerem a contribuição à Previdência:

Pagando 5% do salário mínimo

Alíquota de 11% no INSS

Alíquota de 20% no INSS

Como contribuir com o INSS sendo dona de casa?

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile