Descubra agora como os MEIs podem antecipar benefício do INSS

A antecipação do benefício do INSS pelos MEIs é possível graças ao pagamento regular do DAS (Documento de Arrecadação Simplificada), que garante acesso aos direitos previdenciários. Esse compromisso mensal não só assegura a aposentadoria, como também viabiliza o recebimento de outros auxílios da Previdência Social.

Descubra agora como os MEIs podem antecipar benefício do INSS. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Os Microempreendedores Individuais, ao cumprirem com suas contribuições, ganham mais segurança financeira e podem solicitar benefícios do INSS de forma online. Esse pagamento é fundamental para que os MEIs tenham acesso aos direitos sociais previstos, incluindo a aposentadoria e outras proteções previdenciárias.

A antecipação de benefício do INSS pelos MEIs é viabilizada pelo pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional, que inclui a contribuição previdenciária. Esse pagamento também cobre o ICMS ou o ISS, conforme a atividade do microempreendedor.

O valor da contribuição ao INSS é de 5% do salário mínimo, ou R$ 70,60 por mês, para a maioria dos MEIs. Já para os MEIs transportadores autônomos de carga, a alíquota é de 12%, garantindo a cobertura previdenciária de forma diferenciada conforme a atividade.

Critérios da aposentadoria para MEIs

Requisitos para aposentadoria:

Valor do benefício:

Como solicitar:

Antecipação da aposentadoria para os MEIs

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile