Canetada de Lula muda depósitos na poupança da Caixa e tinge brasileiros do CadÚnico

A Caixa Econômica, principal banco público do país, desempenha um papel crucial na distribuição de benefícios sociais e na promoção de políticas públicas e, recentemente, uma nova legislação, sancionada pelo presidente Lula e confirmada pela ministra Simone Tebet, trouxe mudanças significativas para a vida de milhões de brasileiros, especialmente os jovens.

Canetada de Lula muda depósitos na poupança da Caixa
e tinge brasileiros do CadÚnico. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O programa Pé-de-Meia representa um marco na busca por reduzir a desigualdade social e garantir oportunidades para os jovens. Ao oferecer um auxílio financeiro direto aos estudantes do ensino médio, inscritos no CadÚnico e no Bolsa Família, o governo tem o objetivo de incentivar a permanência na escola e combater a evasão escolar.

Com o Pé-de-Meia, os jovens podem conciliar os estudos com a necessidade de contribuir com a renda familiar, sem precisar escolher entre educação e trabalho. O valor do benefício é depositado em uma conta poupança digital na Caixa, proporcionando aos estudantes um capital inicial para investir em seu futuro.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Pé-de-Meia, confira.

Quem pode participar?

Para receber os valores do Pé-de-Meia, é necessário que o estudante:

Além disso, para receber o bônus é necessário não reprovar no final do ano letivo e realizar o Enem no fim do 3º ano do ensino médio.

Como serão feitos os pagamentos?

O programa Pé-de-Meia realiza diversos pagamentos ao longo dos três anos de estudo do Ensino Médio dos estudantes. Os valores serão pagos da seguinte forma:

Calendário de pagamentos

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile