MEI tem nova obrigatoriedade na emissão de NF de setembro; entenda como regularizar

A partir de setembro de 2024, os MEIs (Microempreendedores Individuais) precisam se adaptar a uma nova obrigatoriedade relacionada à emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). A mudança faz parte de uma série de medidas do governo para modernizar e uniformizar a documentação fiscal no país, e tem o objetivo de garantir maior controle e transparência nas operações comerciais realizadas pelos MEIs.

MEI tem nova obrigatoriedade na emissão de NF de
setembro; entenda como regularizar. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Com isso, a partir do dia 2 de setembro, todos os MEIs que emitirem NF-e e NFC-e deverão obrigatoriamente informar o CRT 4, um código específico para identificar o regime tributário do Microempreendedor Individual.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o MEI, confira.

O que muda para o MEI?

Com essa nova regra, o MEI passa a ter mais precisão na emissão de suas notas fiscais, facilitando o acompanhamento e a fiscalização das operações. Além disso, a utilização do CRT 4 permitirá a identificação mais clara dos contribuintes enquadrados nesse regime especial.

Novos códigos CFOP para o MEI

Além da obrigatoriedade do CRT 4, a tabela de Códigos Fiscais de Operações e Prestações (CFOP) também foi atualizada, incluindo novos códigos específicos para as operações realizadas pelos MEIs. Esses códigos devem ser utilizados em conjunto com o CRT 4 para identificar corretamente cada tipo de operação.

O que o MEI precisa fazer?

Para se adaptar às novas regras, o MEI deverá:

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
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