Tarifa social pode aumentar enquanto ESTES consumidores vão pagar mais caro na luz

Boa notícia para uns, e má notícia para outros. O Ministério de Minas e Energia prepara um projeto de lei que pretende reestruturar o setor de energia elétrica do país. Há expectativa de ampliar os beneficiários do Tarifa Social, mas aumentando a conta de luz para os demais. 

tarifa social
Tarifa social pode aumentar enquanto ESTES consumidores vão pagar mais caro na luz
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Hoje, para bancar a Tarifa Social que concede desconto na conta de energia elétrica das famílias de baixa renda, o governo faz uma cobrança extra na fatura dos demais consumidores. É como se todo o restante das pessoas ajudassem a financiar o programa. 

Em 2024, a cobrança na fatura de energia para subsidiar o Tarifa Social equivale a 12,5% da conta de luz dos consumidores.

Na busca por reestruturar o setor de energia elétrica do país, o Ministério de Minas e Energia quer inserir mais pessoas dentro do programa de descontos. Mas para isso pretende aumentar a contribuição dos grandes consumidores. 

Ampliação de benefícios da Tarifa Social 

Para as famílias de baixa renda que estão inscritas no Cadastro Único, a ampliação do Tarifa Social será benéfica. O projeto de lei pretende aumentar o consumo de energia permitido para conseguir o desconto máximo de 65% no valor da fatura. 

O projeto que deve ser apresentado ao Congresso Nacional até setembro propõe:

O que muda para os outros consumidores?

Para aumentar o total de beneficiados pela Tarifa Social, o mesmo projeto de lei prevê:

O presidente da Frente Nacional dos Consumidores (FNC), Luiz Eduardo Barata, não concorda com a decisão do governo. Para ele, aumentar o valor da conta de luz dos grandes consumidores é encarecer todos os demais produtos do mercado. 

A energia impacta duas vezes a vida do cidadão. Impacta quando a gente paga a nossa conta, mas impacta tudo que a gente consome”, disse o presidente ao G1. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile