Estudantes de 14 a 24 anos caem no golpe do Pé-de-meia pelo PIX; veja como se proteger

Os estudantes inscritos no Pé-de-meia estão enfrentando um novo golpe virtual: criminosos estão pedindo quantias significativas via PIX para liberar o benefício. Veja como se proteger da fraude!

Estudantes de 14 a 24 anos caem no golpe do Pé-de-meia pelo PIX; veja como se proteger
Imagem: FDR

 

O programa foi criado pelo Governo Federal e funciona como uma espécie de poupança para os estudantes. No total, os estudantes da rede pública podem receber até R$ 9 mil durante os três anos de ensino médio.

A especialista Laura Alvarenga explica como funciona o Pé-de-meia. Confira aqui.

Como funciona o programa Pé-de-meia?

O programa visa manter o estudante na escola, contribuindo para a sua formação educacional e para o seu futuro profissional com um incentivo financeiro.

Com o benefício, os estudantes podem garantir uma segurança financeira e custear o que for necessário para a formação superior durante o período.

O benefício é oferecido a jovens de 19 a 24 anos que participam da educação para jovens e adultos. O programa oferece quatro tipos de incentivos aos estudantes do ensino médio. Veja quais são:

Qual é o golpe que os estudantes do Pé-de-meia estão sofrendo e como se proteger?

Os criminosos estão desenvolvendo estratégias cada vez mais inteligentes para enganar os cidadões. Agora, os bandidos estão mirando nos estudantes de 14 a 24 anos que recebem o Pé-de-meia.

O golpe está sendo aplicado através da criação de páginas fraudulentas com domínios “.com” que vem surgindo nos resultados de busca. Nesses sites, os criminosos cobram uma taxa de inscrição falsa para o aluno se cadastrar no programa.

Por isso, fique de olho: os sites oficiais do Governo Federal sempre terminam em “gov.br”. Confira outras dicas:

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile