O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) emitiu um comunicando lembrando aos estudantes acima de 16 anos que eles possuem condições vantajosas para começar a contribuir. Isso significa que mesmo aqueles sem emprego já podem pensar na sua aposentadoria.
No último dia 11 de agosto foi comemorado o dia do estudante, e o INSS aproveitou a data para lembrar que aqueles que nasceram a partir de 2008, e que já completaram 16 anos, podem dar início a sua contribuição ao INSS pelo regime de contribuição facultativa.
Além de começar a pagar o seguro para a sua aposentadoria, o jovem ainda pode usufruir de benefícios previdenciários. Pelas novas regras, para liberar a aposentadoria são precisos 180 contribuições previdenciárias, 62 anos para mulheres e 65 para homens.
Como estudantes podem contribuir para o INSS?
Os estudantes acima de 16 anos são considerados como contribuintes facultativos. Entram nesta categoria a pessoa que não exerce atividade remunerada, mas que voluntariamente realiza contribuições ao INSS.
A Previdência Social dá três opções de valores para que o jovem faça o pagamento:
- 20% sobre o valor que definir, respeitando os valores mínimo (salário-mínimo) e máximo (teto previdenciário);
- 11% sobre o valor do salário-mínimo;
- 5% sobre o valor do salário mínimo (quando pertencente à família de baixa renda).
As contribuições de 11% e 5% não permitem a compensação previdenciária entre regimes diferentes e limitam o valor dos benefícios a um salário mínimo.
Como começar a contribuir para o INSS
O pagamento da contribuição é realizado por meio da Guia da Previdência Social (GPS). O vencimento ocorre até o dia 15 do mês subsequente ao da referência da contribuição.
A GPS é emitida online, no Meu INSS.
- Acesse Meu INSS (site ou aplicativo);
- Em Serviços sem senha, selecione Emitir Guia de Pagamento (GPS);
-
Escolha sua categoria, informe o NIT/PIS/Pasep e selecione Não sou um robô. Confirme, verifique seus dados e confirme novamente;
-
Digite o mês e ano em Competência, e a remuneração do mês em Salário de Contribuição. Selecione o código e a data de pagamento;
-
Selecione as competências para pagamento e depois clique em Gerar GPS.