Estudantes nascidos em 2008, 2007 e 2006 podem conseguir benefícios pelo INSS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) emitiu um comunicando lembrando aos estudantes acima de 16 anos que eles possuem condições vantajosas para começar a contribuir. Isso significa que mesmo aqueles sem emprego já podem pensar na sua aposentadoria. 

estudantes inss
Estudantes nascidos em 2008, 2007 e 2006 podem conseguir benefícios pelo INSS
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

No último dia 11 de agosto foi comemorado o dia do estudante, e o INSS aproveitou a data para lembrar que aqueles que nasceram a partir de 2008, e que já completaram 16 anos, podem dar início a sua contribuição ao INSS pelo regime de contribuição facultativa.

Além de começar a pagar o seguro para a sua aposentadoria, o jovem ainda pode usufruir de benefícios previdenciários. Pelas novas regras, para liberar a aposentadoria são precisos 180 contribuições previdenciárias, 62 anos para mulheres e 65 para homens. 

Como estudantes podem contribuir para o INSS?

Os estudantes acima de 16 anos são considerados como contribuintes facultativos. Entram nesta categoria a pessoa que não exerce atividade remunerada, mas que voluntariamente realiza contribuições ao INSS.

A Previdência Social dá três opções de valores para que o jovem faça o pagamento:

As contribuições de 11% e 5% não permitem a compensação previdenciária entre regimes diferentes e limitam o valor dos benefícios a um salário mínimo.

Como começar a contribuir para o INSS 

O pagamento da contribuição é realizado por meio da Guia da Previdência Social (GPS). O vencimento ocorre até o dia 15 do mês subsequente ao da referência da contribuição.

A GPS é emitida online, no Meu INSS. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile