INSS bate o martelo e decide quando começa o pente-fino nos benefícios

Depois de ser confirmado pelo ministro da Fazenda, o pente-fino do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já tem data para começar. A expectativa do governo federal é conseguir cortar 680 mil pagamentos que estão sendo feitos de forma indevida. 

pente-fino inss
INSS bate o martelo e decide quando começa o pente-fino nos benefícios
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O objetivo do pente-fino do INSS é combater fraudes e irregularidades nos benefícios previdenciários, e através disso conseguir economizar.

Foi confirmado que antes mesmo do pente-fino o governo já revisou 57.700 benefícios, deste total 37.325 foram totalmente cancelados e outros 20.375 foram suspensos, ou seja, têm chances de voltarem a ser recebidos caso as irregularidades sejam resolvidas. 

Quem vai passar pelo pente-fino do INSS?

Não são todos os beneficiários do INSS que precisarão passar pelo pente-fino, quem tem acesso a benefícios vitalícios, por exemplo, não corre o risco de perder seu auxílio. 

O foco, inicialmente, são dois benefícios específicos que estão sendo pagos há mais de dois anos:

Quando começa o pente-fino no INSS?

Embora tenha sido confirmada a revisão de mais de 57 mil benefícios nos últimos meses, o pente-fino do INSS começa oficialmente em agosto. 

São dois momentos de revisão:

“Não é preciso ter pânico, nem temer a suspensão do benefício de repente. Os casos serão analisados com base em cruzamento de dados e as pessoas que serão chamadas terão que comprovar a necessidade do benefício. Provou? O pagamento continua”, disse Alessandro Stenafutto, presidente do INSS. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile