Os trabalhadores brasileiros já podem se preparar para mais uma chance de ter acesso a parte dos recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) através do saque-aniversário. Valores que variam de R$ 1.412 até quase R$ 7 mil foram autorizados para retirada, trazendo um alívio financeiro para muitas famílias.
O saque-aniversário é uma modalidade do FGTS que permite ao trabalhador retirar uma parte de seu saldo anualmente, no mês de seu aniversário. Essa opção foi criada como uma forma de dar maior flexibilidade ao uso do FGTS, permitindo que os trabalhadores possam utilizar parte do dinheiro acumulado para suas necessidades ou investimentos pessoais.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o saque-aniversário, confira.
Como ter acesso ao saque-aniversário?
Para ter direito ao saque-aniversário, é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo FGTS. São eles:
- Todos os trabalhadores com carteira assinada e com dinheiro no Fundo podem escolher sacar o valor no mês do aniversário;
- Para isso, o trabalhador deve acessar o aplicativo do FGTS e escolher o saque-aniversário;
- A solicitação pode ser feita até o último dia do mês de nascimento da pessoa para que o saque fique disponível ainda naquele ano.
Para ter acesso ao benefício, o trabalhador deve acessar o aplicativo do FGTS e escolher o saque-aniversário. A solicitação pode ser feita até o último dia do mês de nascimento da pessoa para que o saque fique disponível ainda naquele ano.
Optar pelo saque-aniversário oferece diversas vantagens, como maior flexibilidade financeira e a possibilidade de utilizar parte do FGTS para emergências ou investimentos pessoais. No entanto, é importante estar ciente de que, ao aderir a essa modalidade, o trabalhador não terá acesso ao saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa, recebendo apenas a multa rescisória de 40% sobre o saldo.