Substituto do saque-aniversário pelo FGTS foi anunciado pelo governo

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais direitos garantidos aos funcionários com carteira assinada. Porém, nesta semana, o Ministério do Trabalho e Emprego informou que pretende acabar com o saque-aniversário do FGTS e criar um empréstimo consignado para o trabalhador por meio do E-Social. Saiba mais.

Substituto do saque-aniversário pelo FGTS foi anunciado pelo governo
Imagem: FDR

FGTS foi criado para proporcionar estabilidade financeira aos trabalhadores registrados no regime CLT. O fundo é formado por depósitos mensais realizados pelas empresas em uma conta bancária da Caixa Econômica Federal ligada ao contratante. Atualmente, o depósito mensal, referente a 8% sobre o valor do salário do funcionário, é obrigatório e não deve ser descontado do pagamento do trabalhador. 

Porém, segundo o Ministério, o aumento de operações do saque-aniversário ameaça a sustentabilidade do FGTS. Isso porque, até 2030, a modalidade de saque vai consumir R$ 262 bilhões. A colaboradora do FDR e especialista do FDR, Laura Alvarenga, conta com detalhes a discussão do novo projeto na Câmara de Deputados. Confira.  

Quem já pode sacar o FGTS?

O saque do FGTS foi liberado, mas apenas para uma parcela exclusiva dos trabalhadores brasileiros:

Como sacar o valor do FGTS?

Para receber o valor, o trabalhador precisa ter saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada por conta vinculada é de R$ 6.220,00.

Veja o passo a passo para sacar o fundo pelo aplicativo do FGTS:

Outras informações sobre o FGTS estão disponíveis no FDR. 

Marina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile