Como não perder o benefício no pente-fino do INSS? veja dicas INFALÍVEIS

O pente-fino do INSS será iniciado em breve e tem o objetivo de revisar cerca de 800 mil benefícios previdenciários, como o BPC e o auxílio-doença. A revisão desses benefícios será feita para reduzir fraudes e cortar pagamentos indevidos, gerando uma economia de R$ 7,2 bilhões ao ano para o Governo Federal.

Como não perder o benefício no pente-fino do
INSS? veja dicas INFALÍVEIS. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A iniciativa se baseia na estimativa de que cerca de 50% dos benefícios concedidos podem estar sendo pagos de forma indevida. O INSS acredita que a implementação do Atestmed, que permite a concessão de auxílios de curto prazo por meio de análise documental, liberará servidores para se dedicarem à revisão dos demais benefícios.

Assim, se você é um dos beneficiários que está nessa lista, não precisa entrar em pânico! Com as dicas certas, você pode aumentar consideravelmente suas chances de manter o seu benefício.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.

Quem corre o risco de ter o benefício cancelado?

  • Beneficiários que estão com o benefício há mais de 2 anos sem passar por nova perícia médica;
  • Beneficiários que possuem inconsistências em seus dados cadastrais;
  • Beneficiários que estão suspeitos de fraude.

Dicas para manter benefícios do INSS

  • Mantenha seus dados atualizados: verifique se seus dados pessoais, como endereço, telefone e e-mail, estão corretos no site ou aplicativo do INSS e tenha sempre em mãos todos os documentos que comprovam seu direito ao benefício, como carteira de trabalho, atestados médicos e exames complementares;
  • Fique atento às convocações: o INSS pode te contatar por carta, e-mail, SMS ou telefone. Mantenha seus dados atualizados para não perder nenhuma comunicação importante. Com isso, se você for convocado para perícia médica, compareça com todos os documentos necessários e siga as orientações do médico;
  • Tire suas dúvidas: em caso de dúvidas sobre o pente-fino ou o seu benefício, entre em contato com o INSS pelo site, aplicativo ou telefone 135. Mas se você se sentir inseguro ou precisar de acompanhamento especializado, procure um advogado previdenciário.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.