Fraude contra aposentados do INSS é descoberta e TCU dá 90 dias para regularizar; entenda

O Tribunal de Contas da União deu o prazo de 90 dias para o INSS endurecer seu sistema e evitar as fraudes contra aposentados do INSS. A medida foi tomada após identificação de ações criminosas contra os segurados do Instituto. Entenda melhor os desdobramentos dessa ação.

Fraude contra aposentados do INSS é descoberta e TCU dá 90 dias para regularizar; entenda (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Após identificação de fraudes contra os aposentados o TCU deu o prazo de 90 dias para o INSS endurecer o seu sistema. Essa ação deve evitar que os idosos sejam vítimas de práticas criminosas que reduzem o valor dos benefícios. Há algum tempo o a especialista do FDR Lila Cunha já havia abordado o tema.

INSS deve investir em mais segurança

  • O julgamento aconteceu no dia 5 de julho e determinou que o INSS melhore o seu sistema de segurança.
  • Com isso será possível evitar a cobrança de mensalidades e parcelas de empréstimos consignados, que vinham acontecendo e reduzem o valor recebido.
  • Pela determinação dos ministros do TCU o INSS terá que fazer melhorias em seu sistema de biometria ou assinatura eletrônica.
  • Esses dois recursos devem trazer mais garantias de que o empréstimo foi de fato contratado pelo aposentado.
  • O Instituto Nacional do Seguro Social já havia adotado uma importante medida para a prevenção desses descontos: o bloqueio de descontos em novos benefícios.
  • Com isso, se um novo aposentado desejar pegar um empréstimo ele terá que autorizar no sistema.
  • Para o TCU essa medida também deve ser endurecida, fazendo com que a autorização seja feita toda vez que ele pedir um empréstimo.

No vídeo abaixo o colunista Ariel França ensina a desbloquear o benefício do INSS:

Descontos não autorizados na aposentadoria

  • Na denúncia recebida pelo Tribunal de Contas da União foram apontadas associações que passaram de zero para 340 mil membros de 2021 a 2023.
  • Em outro caso uma associação, no período de dois anos, ampliou o número de associados de três para 600 mil.

Se você percebeu um desconto não autorizado na sua aposentadoria, clique aqui que eu te ensino como fazer o cancelamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.