Em um passo decisivo para a população mais vulnerável do Brasil, o presidente Lula enfatizou a sua posição contra a desvinculação do BPC (Benefício de Prestação Continuada) ao salário mínimo. A declaração foi dada em uma recente entrevista ao UOL.
Lei 12.041 garante novo auxílio para idosos que moram sozinhos; veja quem tem direito Lote bilionário do INSS: Veja quem tem direito aos R$ 2,14 bilhões liberados pela Justiça Desconto de até 30%: A lista de problemas de saúde que garante carro mais barato para idosos Benefício suspenso? A nova exigência do INSS que pode travar o pagamento

Além disso, o presidente enfatizou a importância de uma análise rigorosa dos gastos públicos para identificar desperdícios e avaliar cortes necessários. Lula ressaltou a necessidade de políticas que garantam investimentos sem comprometer a economia.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o BPC, confira.
Documento para quem tem mais de 60 anos libera vaga de estacionamento especial Programa Move Brasil reúne 44 carros com descontos especiais; confira a lista Atenção: governo divulga novas regras do Gás do Povo para julho de 2026 Fim do vale-refeição? Mudança surpreende milhões de trabalhadores no Brasil
Combate a fraudes
Essa declaração do presidente Lula surge em meio a diversas entrevistas de ministros falando sobre o combate às fraudes nos benefícios sociais do país realizando um pente fino que faz parte do plano de ajuste fiscal do governo, visa reduzir valores das contas públicas e garantir a sustentabilidade dos programas sociais.
A estimativa do INSS aponta que cerca de metade dos auxílios-doença e BPCs podem estar sendo pagos indevidamente. Essa realidade, segundo o Instituto, se deve à falta de revisões periódicas, que, por lei, deveriam acontecer a cada dois anos.
Assim, para garantir a revisão em massa, o INSS contará com a ferramenta Atestmed, que permite a análise documental de auxílios de curto prazo. Essa medida liberará servidores para se concentrarem na revisão dos demais benefícios.
Além do BPC e do Benefício por Incapacidade Temporária, o Governo também está prevendo cortes no abono salarial do PIS/PASEP, para revisar as regras de elegibilidade e restringir o benefício a um grupo menor de trabalhadores; o seguro-desemprego do FGTS, o qual pretendem reduzir o número de parcelas e também revisar os critérios; e a previdência dos militares também poderá ser revisada com possíveis ajustes nos critérios de aposentadoria e pensões.