VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Com mecanismos de segurança, modelo único em todo o país e substituição do número do RG, a nova carteira de identidade já é válida no país. Brasileiros contam com um documento moderno e que pode ser emitido gratuitamente; conheça melhor a CIN.

A Carteira de Identidade Nacional veio para substituir o antigo RG, inclusive o número do documento será extinto. Desde o começo desse ano a emissão passou estar liberada em todo o país. Mas, os sistemas estão aos poucos sendo modernizados.
Conheça a Carteira de Identidade Nacional
- O antigo número do RG será aposentado e agora o número do CPF será usado para a identificação do cidadão.
- A CIN possibilita a integração entre variados sistemas de informação do país, com isso a fragmentação de informações será interrompida.
- Segundo o governo essa integração permite um melhor atendimento às necessidades dos cidadãos em áreas como saúde, educação e trabalho.
- Ela poderá ser usada até mesmo como documento de viagem, desde que haja acordo entre os países.
- A carteira também visa oferecer uma maior inclusão da comunidade LGBTQIA+, pois, a designação de “sexo” ou diferenças entre “nome social” e “nome” foram abandonadas.
- Os brasileiros contam com um documento físico e um digital. A versão digital estará disponível no aplicativo GOV.BR após a solicitação da impressa.
- É possível inserir o número de diversos documentos na CIN.
- A troca do RG para a CIN ainda não é obrigatória, mas o cidadão tem o prazo de 10 anos para fazê-la.
Como emitir o novo RG sem pagar nada?
- O cidadão deve procurar os institutos de identificação de cada estado e do Distrito Federal.
- Atualmente nem todos os estados fazem a emissão do novo documento, mas a partir do dia 6 de novembro deste ano todos os órgãos devem ter adotado o padrão nacional de identificação.
Para saber as vantagens da CIN, clique aqui e veja a pauta especial elaborada pela especialista do FDR, Lila Cunha.