Revelada a lista de benefícios CORTADOS pelo governo nos próximos meses

Ao longo dos próximos meses, diversos benefícios sociais concedidos pelo Governo Federal passarão por ajustes e uma rigorosa revisão da lista de beneficiários.

Revelada a lista de benefícios CORTADOS pelo governo nos
próximos meses. (Imagem: FDR)

Esses cortes serão realizados devido a irregularidades entre os beneficiários, com o objetivo de reestruturar esses programas e conter os gastos públicos. A decisão faz parte de um conjunto de medidas econômicas. Confira ao longo da matéria quais benefícios sofreram cortes.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica mais sobre o INSS, confira.

Lista de benefícios cortados

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O BPC, que é destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, passará por uma revisão rigorosa. O governo pretende implementar critérios mais rígidos para a liberação e manutenção do benefício.

Abono salarial do PIS/PASEP 

O abono salarial do PIS/PASEP, pago anualmente aos trabalhadores que recebem até dois salários mínimos, terá suas regras de elegibilidade revisadas. A intenção é restringir o benefício a um grupo menor de trabalhadores.

Seguro-desemprego do FGTS

O seguro-desemprego do FGTS, que ampara trabalhadores demitidos sem justa causa, também será revisado. O governo pretende reduzir o número de parcelas e revisar os critérios para concessão, com foco em diminuir fraudes e abusos.

Auxílio-doença do INSS

O auxílio-doença do INSS será alvo de medidas para reduzir concessões indevidas. Haverá uma intensificação nas perícias médicas e na revisão dos benefícios já concedidos.

Além destes benefícios informados acima, a previdência dos militares também poderá ser revisada com possíveis ajustes nos critérios de aposentadoria e pensões. A informação foi comentada pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, na última sexta-feira (13).

Os cortes nos benefícios ainda serão conversados com o presidente Lula e o Congresso Nacional, mas já estão sendo bastante discutidos por Tebet e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.