As pessoas que recebem aposentadoria por invalidez no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm direito a alguns benefícios especiais. Além não ser necessário comprovar idade mínima, esse grupo ainda consegue um bônus que aumenta seu salário em 25%.
O bônus incluso na aposentadoria especial do INSS é chamado de acréscimo de 25%. O benefício não é uma garantia para todos os trabalhadores que se aposentaram por invalidez permanente, mas quando aprovado, ajuda a aumentar a renda de forma eficaz.
Quem tem direito ao bônus de 25% na aposentadoria por invalidez?
O bônus de 25% é aprovado na aposentadoria por invalidez como uma forma de elevar o orçamento da família. O INSS vai analisar toda a documentação do trabalhador que solicitar o acréscimo, sendo liberado para quem:
- Depende de ajuda de um terceiro para realizar tarefas comuns;
- Exemplo: ajuda para tomar banho, ir ao banheiro, se vestir, se alimentar ou andar.
Normalmente são pessoas que não podem contar com a ajuda de um parente ou familiar próximo, e que por isso vai precisar contratar um profissonal. Por exemplo, um cuidador de idoso ou um enfermeiro particular.
A ideia do acréscimo de 25% é justamente ajudar no pagamento desse profissional, a fim de dar mais qualidade de vida pro aposentado. O aumento pode, inclusive, ultrapassar o salário de contribuição.
Como pedir o acréscimo de 25% no INSS?
O pedido pelo acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez é online. O solicitante deve encaminhar ao INSS documentos que comprovem a necessidade de ajuda de um terceiro, como: atestado médico, laudo médico, orçamento de um cuidador, e etc.
- Acesse o Meu INSS e faça login;
- Na opção “Do que você precisa?” digite “Acrésimo de 25%”;
- Confira se cumpre com os requisitos necessários;
- Preencha a ficha e envie os documentos;
- Faça a solicitação.