INSS anuncia novidade beneficiando idosos que precisam de dinheiro extra

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que estão em busca de um dinheiro extra poderão contar com o empréstimo consignado. A grande novidade para essa modalidade de crédito é a recente diminuição das taxas de juros

inss
INSS anuncia novidade beneficiando idosos que precisam de dinheiro extra
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Mais uma vez o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou um corte no teto de juros para consignado do INSS. Isso significa que os bancos e financeiras devem cobrar pelo empréstimo menos do que o estabelecido, mas nunca aplicar uma taxa superior a que foi definida. 

Nova taxa de juros do empréstimo consignado do INSS

No fim de maio o CNPS aprovou um noto teto para cobrança de juros de operações em consignado para os segurados do INSS. A redução, a sétima desde 2023, condiz com a política adotada na gestão do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. 

Isso porque, Lupi estabeleceu que o teto de juros do consignado deve acompanhar a taxa Selic. Com o corte da Selic, o máximo a ser cobrado nesta modalidade de crédito também diminuí. 

Desde 6 de junho, os bancos e financeiras devem cobrar pelo consignado de aposentados e pensionistas do INSS:

  • 1,66% para empréstimo pessoal consignado;
  • 2,46% para cartão consignado e de benefícios. 

As taxas anteriores eram de 1,68% para empréstimo e 2,49% para o cartão. Os valores atuais valem para as novas contratações. 

Onde pedir empréstimo consignado do INSS?

Praticamente todos os grandes bancos oferecem empréstimo consignado pelo INSS. A recomendação é que o cliente compare as taxas de juros antes de fechar o contrato. 

É possível comprometer até 35% do seu salário para o pagamento de empréstimo, e até 10% para o pagamento do cartão (5% consignado e 5% de benefícios). As parcelas podem ser pagas em até 84 meses, ou seja, por sete anos. 

Para contratação basta:

  • Procure o banco desejado e solicite a simulação do empréstimo consignado;
  • Indique o quanto deseja receber e o número de parcelas que quer pagar;
  • Apresente seus dados pessoais;
  • Assine o contrato de contratação;
  • O valor será liberado na sua conta. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com