Notícia sobre AUMENTOS dentro do INSS gera dúvidas nos idosos

Alguns idosos que recebem benefício vindo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foram pegos de surpresa com a possibilidade de aumento no valor do seu rendimento. Isso porque, há chance de que alguns deles recebam um bônus de 25% no seu salário. 

inss
Notícia sobre AUMENTOS dentro do INSS gera dúvidas nos idosos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O aumento de 25% no valor do benefício do INSS faz parte da legislação previdenciária. Isso significa que não é uma ação recente, mas que já existe há alguns anos. O que muitas pessoas não sabem é como usufruir desse artifício para se beneficiar. 

Quem tem direito ao aumento de 25% no salário do INSS?

O acréscimo de 25% é um direito do trabalhador que se aposentou por invalidez pelo INSS. Ou seja, recebe o atual Benefício por Incapacidade Trabalhador.

No entanto, não são todas as pessoas que se aposentaram nessa condição que podem receber o aumento salarial. O INSS disponibiliza e concede essa opção para quem:

  • Está aposentado por invalidez;
  • Recebe ajuda de terceiros para realizar atividades cotidianas, como: se alimentar, tomar banho, ir ao banheiro, andar, se medicar, e outros.

Na prática, o acréscimo de 25% é incluso na aposentadoria para que o cidadão possa arcar com o serviço de um profissional que auxilie nos seus cuidados. Por exemplo, um cuidador de idoso, uma enfermeira, e outros. 

Como pedir aumento de 25% na aposentadoria do INSS?

O aumento de 25% na aposentadoria do INSS é concedido a quem vive em condição de tamanha incapacidade que depende da ajuda de um terceiro para atividades básicas. Ao reconhecer essa situação é preciso comprova-la de forma documentada. 

Os peritos do INSS vão analisar os documentos que podem ser: laudo médico, atestado, receita médica com remédios específicos, declaração de um profissional, orçamento de um cuidador, e etc. 

É possível receber mais do que o salário de contribuição ao incluir o acréscimo de 25%. O pedido é online:

  • Acesse o Meu INSS e faça login;
  • Em “Do que você precisa?” digite “acréscimo de 25%” na Aposentadoria por Incapacidade Permanente;
  • Anexe os documentos necessários;
  • Envie seu pedido. 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com