Notícia sobre AUMENTOS dentro do INSS gera dúvidas nos idosos

Alguns idosos que recebem benefício vindo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foram pegos de surpresa com a possibilidade de aumento no valor do seu rendimento. Isso porque, há chance de que alguns deles recebam um bônus de 25% no seu salário. 

inss
Notícia sobre AUMENTOS dentro do INSS gera dúvidas nos idosos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O aumento de 25% no valor do benefício do INSS faz parte da legislação previdenciária. Isso significa que não é uma ação recente, mas que já existe há alguns anos. O que muitas pessoas não sabem é como usufruir desse artifício para se beneficiar. 

Quem tem direito ao aumento de 25% no salário do INSS?

O acréscimo de 25% é um direito do trabalhador que se aposentou por invalidez pelo INSS. Ou seja, recebe o atual Benefício por Incapacidade Trabalhador.

No entanto, não são todas as pessoas que se aposentaram nessa condição que podem receber o aumento salarial. O INSS disponibiliza e concede essa opção para quem:

  • Está aposentado por invalidez;
  • Recebe ajuda de terceiros para realizar atividades cotidianas, como: se alimentar, tomar banho, ir ao banheiro, andar, se medicar, e outros.

Na prática, o acréscimo de 25% é incluso na aposentadoria para que o cidadão possa arcar com o serviço de um profissional que auxilie nos seus cuidados. Por exemplo, um cuidador de idoso, uma enfermeira, e outros. 

Como pedir aumento de 25% na aposentadoria do INSS?

O aumento de 25% na aposentadoria do INSS é concedido a quem vive em condição de tamanha incapacidade que depende da ajuda de um terceiro para atividades básicas. Ao reconhecer essa situação é preciso comprova-la de forma documentada. 

Os peritos do INSS vão analisar os documentos que podem ser: laudo médico, atestado, receita médica com remédios específicos, declaração de um profissional, orçamento de um cuidador, e etc. 

É possível receber mais do que o salário de contribuição ao incluir o acréscimo de 25%. O pedido é online:

  • Acesse o Meu INSS e faça login;
  • Em “Do que você precisa?” digite “acréscimo de 25%” na Aposentadoria por Incapacidade Permanente;
  • Anexe os documentos necessários;
  • Envie seu pedido. 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com