Bancos CANCELAM atendimento presencial ao público nesta semana

Agências bancárias não terão atendimento presencial nesta semana em todo o país. Mudança de horário foi anunciada pela Febraban. Em algumas localidades o autoatendimento dos bancos estará disponível. Entenda o porquê dessa medida.

Bancos CANCELAM atendimento presencial ao público nesta semana (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Se você tem contas à pagar nesta semana, fique atento, pois, o horário de funcionamento dos bancos será alterado. A informação foi confirmada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos. A medida é válida para todos os bancos de todo o país, com isso os brasileiros precisam de organizar.

Cancelamento do funcionamento dos bancos

  • A medida acontece na próxima quinta-feira, 30, quando é comemorado Corpus Christi.
  • Apenas da data não ser feriado nacional, a Febraban decidiu dar um dia de folga aos bancários.
  • Com isso, todas as compensações bancárias não serão feitas na quinta-feira, isso inclui o TED.
  • Por outro lado, o pix, que tem funcionamento 24h por dia, continuará funcionando normalmente.
  • As instituições bancárias poderão definir se vão deixar as salas de autoatendimento funcionando ou não na data.
  • A recomendação da Febraban é para que os clientes utilizem os canais de comunicação virtuais dos bancos durante toda a quinta-feira, caso necessitem de atendimento.
  • Já na sexta-feira, 31, o horário de funcionamento será normal.
  • As contas de água, energia, telefone e os carnês com vencimento para o dia 30 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, ou seja, 31 de maio, sexta-feira.

A data também vai afetar o pagamento do Bolsa Família, saiba mais.

“Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 8 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o presidente Lula criou um novo feriado nacional para o segundo semestre, saiba mais.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.