Mudança anunciada pelo INSS reduz o tempo de concessão do auxílio-doença. Benefício é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social aos trabalhadores que precisam se afastar por mais de 15 dias. A partir dele é possível solicitar a aposentadoria por invalidez. Veja o que muda.
Há algum tempo o INSS vem trabalhando para reduzir as filas de espera por aprovação de benefícios. Uma das ações é voltada ao auxílio-doença e contribui para a aprovação mais rápida. Além disso, os segurados passaram a não precisar mais ir até uma agência da Previdência.
Mudanças no benefício por incapacidade
- O INSS realizou a implementação do Atestmed, que funciona como uma análise documental virtual.
- Isso significa que, teoricamente, o segurado não passará por uma perícia presencial para receber o auxílio-doença. Mas, em alguns casos ele poderá ser convocado para esse atendimento presencial em uma agência.
- Para usar o sistema o segurado precisa ter em mãos todos os documentos médicos, exames, laudos, relatórios, que podem comprovar a necessidade do afastamento.
- Outra importante mudança é a possibilidade de solicitar o auxílio-doença pelo telefone.
Pedido de auxílio-doença sem sair de casa
Existem duas formas de fazer o pedido, a mais recente é através da Central 135, saiba mais abaixo:
Pela Central 135
- Com uma ligação gratuita para o número 135 o segurado pode fazer o pedido, para isso deve ter o número do CPF em mãos e vai precisar confirmar algumas informações pessoais.
- Após isso ele terá até 5 dias para acessar o sistema, aplicativo ou site Meu INSS, e fazer o envio da documentação necessária.
- É a partir do auxílio-doença que o Benefício por Incapacidade Permanente, antiga aposentadoria por invalidez, é concedido a partir desse benefício. A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica quem pode solicitá-la.
Pelo site oficial
- Acesse o ao site Meu INSS;
- Selecione “Pedir Benefício por Incapacidade”, disponível na aba de serviços sem senha;
- Informe os dados solicitados: nome completo, CPF e data de nascimento;
- Clique em “Novo Requerimento”;
- Selecione “Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença)” e siga as instruções;
- Leia a informação da tela e clique em “Ciente”;
- Confira suas informações na tela e, se estiverem OK, clique em “Avançar”.
- Uma nova tela será carregada e você deve: conferir os dados; inserir informações de contato e fazer o envio da documentação.
- Pronto!