Suspender pagamento do empréstimo: Veja como parar de pagar

Suspender pagamento do empréstimo consignado pode ser necessário em diversas situações. Confira, abaixo, como deixar de pagar as parcelas de forma segura e legal.

Suspender pagamento do empréstimo: Veja como deixar de pagar (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Principalmente voltado para aposentados, pensionistas e servidores públicos, esse tipo de crédito é atrativo devido às suas taxas de juros mais baixas. A margem de crédito consignável é calculada sobre o salário do tomador.

No caso dos beneficiários do INSS, essa margem é de até 35% do salário. Esse limite pode ser distribuído entre diferentes instituições financeiras, permitindo mais flexibilidade ao consumidor.

Servidores públicos também têm acesso ao crédito consignado, mas as margens variam conforme o empregador. A informação sobre a margem disponível deve ser verificada no setor de recursos humanos da instituição em que trabalham. É importante entender as regras específicas para cada caso.

Embora vantajoso, existem momentos em que pode ser necessário interromper o pagamento das parcelas.

Como cancelar o pagamento de um consignado?

No caso do empréstimo contratado de boa fé, ou seja, solicitado diretamente pelo cidadão, as opções para suspensão são mais restritas.

Cancelar empréstimo feito por golpe

Em casos de contratação de crédito consignado de má fé, geralmente relacionados a golpes, as medidas para cancelar os descontos são diferentes.

Fazer empréstimo consignado de forma segura

Ariel FrançaAriel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.
Sair da versão mobile