Lula promete casa para desabrigados e deixa brasileiros surpresos com NOVIDADE

Como estava programado na agenda presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou o estado do Rio Grande do Sul na última quarta-feira (15). Na ocasião, ao encontrar as famílias desabrigadas, o chefe da União prometeu uma nova casa para os atingidos. 

lula
Lula promete casa para desabrigados e deixa brasileiros surpresos com NOVIDADE
(Foto: FDR)

O governo federal oficializou a criação da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução que será instalada no Rio Grande do Sul. Além disso, Lula confirmou a liberação de um auxílio emergencial para as famílias desabrigadas, e prometeu novos imóveis para a população. 

Casas para famílias desabrigadas no Rio Grande do Sul

Em um vídeo que foi publicado nas redes sociais do presidente Lula, enquanto visita os abrigos que estão atendendo as famílias desalojadas, o chefe da União teve contato pessoal com essas pessoas. Ao abraçar algumas vítimas ele promete que dará uma casa nova a elas. 

“Avisa hoje aí que todo mundo vai ganhar uma casinha. Só tem que ter um pouco de paciência”, disse o presidente enquanto abraçava uma mulher grávida. 

Em outro momento do vídeo, o presidente diz a uma jovem: “Nós vamos ajudar todo mundo que perdeu uma casa, todo mundo, tá?. Todo mundo que perdeu uma casa nós vamos construir uma casinha“, prometeu novamente mais de uma vez. 

Mais tarde, ainda usando a conta pessoal do presidente para divulgação, foram postadas as medidas que serão usadas para dar casa nova as vítimas:

  • Imóvel novo para quem se encaixa nas faixas 1 e 2 do Minha Casa, Minha Vida (com renda até R$ 4,4 mil por mês);
  • Compra assistida de imóveis usados;
  • Aquisição de imóveis em processo de leilão da Caixa e do Banco do Brasil;
  • Compra de imóveis de construtoras em obras ou concluídas;
  • Nova seleção do Minha Casa, Minha Vida em regiões onde for necessário. 

Auxílio emergencial para as vítimas

Ainda na quarta-feira (15) foi anunciado o auxílio emergencial para as vítimas, chamado de “Vale Reconstrução”. Em que será liberado:

  • R$ 5,1 mil em parcela única via Caixa Tem;
  • A seleção acontecerá pelo endereço cadastrado no aplicativo;
  • A expectativa é de que 200 mil famílias sejam beneficiadas.  

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com