Idosos podem triplicar seu salário do INSS e aumentar renda em maio: descubra como!

Os idosos que são aposentados ou pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sentirão mudanças em seus pagamentos este mês. É que a quantia pode chegar a três vezes o seu valor original, dependendo de onde o cidadão mora, e do quanto recebe de salário todo mês.

inss
Idosos podem triplicar seu salário do INSS e aumentar renda em maio: descubra como!
(Foto: FDR)

O calendário de pagamentos do INSS para maio está se aproximando, a partir do dia 24 pelo menos 39 milhões de pessoas receberão algum benefício previdenciário em sua conta. Deste número, 5 milhões têm acesso ao benefício social pago pelo Instituto, o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O valor mínimo recebido é de R$ 1.412, e o máximo pode chegar a R$ 7.786,02. A quantia é paga sempre entre a última semana do mês de referência e termina apenas na primeira, ou segunda semana do mês seguinte. Sendo que um grupo é contemplado por dia útil. 

Para organização dos dias de depósito o INSS usa como referência o último número do benefício antes do hífen. Por exemplo, a aposentadoria é identificada por: 12345678-9, vale como referência o 8. 

Os depósitos do calendário começam pelo número 1 e terminam no número 0. Para quem ganha acima de 1 salário mínimo as transferências são feitas para dois grupos por dia, começando pelo 1 e 6 e terminando com o 5 e 0. 

Como triplicar o valor do salário do INSS em maio?

Há como aumentar o valor recebido de salário do INSS em maio, chegando a triplicar o que receberia tradicionalmente. Para isso, são três tipos de rendimentos que precisarão ser somados.

Valor do benefício comum

+ Valor da segunda parcela do 13º salário 

+ Antecipação do salário de junho

Eu listei quem não tem direito a antecipação, confira nesta matéria.

Como consultar o valor do salário do INSS em maio?

Os interessados podem consultar qual será o valor do salário do INSS para maio. A recomendação é que façam isso cerca de dois dias antes do início do cronograma, quando os sistemas já estarão atualizados. 

Também são informados os débitos já previstos.

Calendário de pagamentos do INSS em maio

Em maio o calendário de pagamentos do INSS começa no dia 24 e termina apenas em 7 de junho. Moradores de cidades em situação de calamidade no Rio Grande do Sul receberão no dia 24 independente do final do seu benefício. 

Para quem ganha até 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 24 de maio
2 27de maio
3 28 de maio
4 29 de maio
5 31 de maio
6 03 de junho
7 04 de junho
8 05 de junho
9 06 de junho
0 07 de junho
Para quem ganha acima de 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 e 6 03 de junho
2 e 7 04 de junho
3 e 8 05 de junho
4 e 9 06 de junho
5 e 0 07 de junho
Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile