Governo revela LISTA de aposentados que terão pagamentos CORTADOS; confira

aposentadoria é um direito do trabalhador que contribui mensalmente com a Previdência Social. Em geral o valor é recebido até o fim da vida do segurado, mas algumas situações podem resultar em corte do benefício. Entenda quem será afetado pelo corte neste ano.

Governo divulga LISTA de aposentados que terão pagamentos CORTADOS; confira (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Atualmente mais de 39 milhões de pessoas recebem algum benefício do INSS, entre eles a aposentadoria. No Brasil os aposentados recebem a partir de R$1.412, ou seja, um salário mínimo. O valor que é tão importante para centenas de pessoas pode acabar sendo cortado.

Esse corte não tem relação com a prova de vida, pois o Instituto Nacional do Seguro Social decidiu não suspender os pagamentos mais.

Corte na aposentadoria

  • A aposentadoria é um direito do brasileiro que contribui com a Previdência Social, seja como contribuinte individual, facultativo ou com descontos direto na folha de pagamento.
  • Até algum tempo atrás o corte estava relacionado à Prova de Vida, mas o INSS decidiu adotar um novo procedimento e agora não suspende mais os benefícios enquanto realiza a comprovação.
  • De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, novos procedimentos para a prova de vida foram adotados pelo INSS, saiba mais.
  • No entanto, o INSS corta o benefício de quem recebe a aposentadoria por incapacidade permanente e decide voltar ao trabalho.
  • Isso acontece porque esse tipo de aposentadoria é voltada ao profissional que não tem mais condições de fazer parte do mercado de trabalho, ou seja, se ele está exercendo alguma atividade remunerada é entendido que não precisa da aposentadoria.
  • Vale lembrar que essa aposentadoria é concedida a partir do Benefício por Incapacidade Temporária, após a tentativa de recolocação profissional no mercado de trabalho.

Quer saber quais benefícios não podem ser acumulados? Nessa matéria eu te explico.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.