Descontos indevidos no seu benefício do INSS? Aprenda a identificar e excluir

Acompanhar de perto o benefício do INSS é uma prática recomendada para evitar cobranças indevidas. Ao verificar tanto o extrato do seu pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social quanto o do banco onde ele é depositado, é possível identificar irregularidades.

Descontos indevidos no seu benefício do INSS? Aprenda a identificar e excluir. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Marcos Hernani Hollender, de Campo Grande, notou um desconto não autorizado pela AAPB (Associação dos Aposentados do Brasil) ao manter essa rotina de conferência. Isso permitiu que ele agisse rapidamente para resolver o problema e evitar cobranças futuras no benefício do INSS dele.

O desconto de R$ 82,73 foi aplicado em março deste ano, com a descrição “Contrib. AAPB” no extrato do benefício do INSS. Esse tipo de cobrança chamou a atenção de Marcos Hernani Hollender, que identificou a irregularidade ao verificar seu extrato mensal.

Marcos, especialista em Tecnologia da Informação e com 25 anos de experiência no setor bancário, soube de imediato como agir. Ele utilizou o aplicativo do INSS para solicitar a remoção do desconto não autorizado.

No extrato do benefício do INSS, Marcos Hernani Hollender notou que havia um segundo desconto também de R$ 82,73 programado para abril, além do valor já cobrado em março. Ele entrou em contato com a Associação dos Aposentados do Brasil (AAPB) e conseguiu reverter ambos os descontos, recebendo de volta a quantia já retirada e cancelando a cobrança futura.

Associações como a AAPB devem oferecer meios de contato como telefone, e-mail e WhatsApp para resolver problemas dos associados. Marcos conseguiu resolver a questão e reembolsar o valor graças ao suporte por e-mail, que facilitou a comunicação com a associação.

Para quem tem familiaridade com tecnologia, é mais fácil identificar descontos irregulares no benefício do INSS. No entanto, muitos aposentados podem ter dificuldade em entender como lidar com essa situação.

A recomendação inicial é verificar o extrato da aposentadoria ou pensão para confirmar se há cobranças não autorizadas ou desconhecidas. Essa etapa é crucial para identificar possíveis erros ou descontos indevidos.

Abaixo você aprende a identificar e excluir esses descontos no seu benefício do INSS. Enquanto isso, neste link, eu destaquei as principais novidades relacionadas ao empréstimo consignado da Previdência Social para você. Acompanhe!

Identificação e exclusão de descontos em benefícios do INSS

Identificação de descontos 

No contracheque do INSS: 

  1. Baixe o aplicativo MEU INSS ou acesse o site: gov.br/meuinss;

  2. Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de pagamento”;

  3. Cliquei em “Baixar PDF”;

  4. Busque por descontos com a abreviatura “contrib.” e que tenham, ao lado, nome de associação que você não autorizou.”

Na conta bancária:

  1. Confira seus últimos extratos no aplicativo do banco onde você recebe o benefício;

  2. Ou vá pessoalmente até a sua agência bancária e solicite os últimos extratos no caixa eletrônico. 

Exclusão dos descontos 

No aplicativo ou site: 

  1. Baixe o aplicativo MEU INSS ou acesse pelo site gov.br/meuinss;

  2. Informe seu CPF e senha gov.br;

  3. Clique em “Novo pedido” e digite “excluir mensalidade associativa”;

  4. Selecione o serviço, leia o texto que aparece na tela e vá avançando conforme as instruções. 

Ligação: 

Dique 135 e fale com a Central de Relacionamento pedindo a exclusão dos descontos.

Devolução dos descontos no benefício do INSS 

Nem o INSS, nem o banco vão devolver o dinheiro já descontado porque isso é responsabilidade da própria associação que fez o desconto. Para pedir a restituição, é preciso primeiro saber qual associação está fazendo o desconto:

  1. Olhe no extrato a abreviatura dela;

  2. Digite a sigla em ferramentas de busca como o Google na internet;

  3. Acesse o site nos resultados da pesquisa;

  4. E busque informações sobre a associação.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile