Mudanças na CNH para idosos: entenda as novas regras em vigor

A nova lei da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já está em vigor. Os motoristas com 50, 60 e 70 anos são os principais afetados pela legislação que está introduzindo uma série de mudanças, requisitos e exigências. O impacto

representará o fim da carteira de motorista para uma parcela dos idosos que ainda dirigem.

Para a população brasileira, a CNH representa um sonho, sendo essencial para os motoristas no país, já que indica as categorias de veículos que o condutor está habilitado a dirigir. A medida visa aprimorar a distinção entre as categorias já existentes e as novas subcategorias de veículos (exemplo: A, B, C, D, E).

Uma das principais modificações é a alteração no prazo de validade do exame de aptidão física e mental para a renovação da carteira, visto que anteriormente variava conforme a idade do condutor.

Quais são as principais mudanças na CNH para idosos?

As alterações nas regulamentações de trânsito promoveram uma significativa transformação, principalmente no que diz respeito à obrigatoriedade de certos equipamentos. A principal mudança da medida é o prazo de validade, que foi alterado em abril de 2021, para se adequar a novas demandas.

Confira as mudanças:

A colunista e especialista Laura Alvarenga explicou detalhadamente o impacto dessas mudanças na vida de pessoas com 50 anos e para idosos com 60 e 70. Confira.

Como renovar a CHN após mudanças?

A renovação da CNH é um processo considerado simples, mas que envolve algumas etapas importantes. É necessário:

A condução de veículos com a carteira vencida é uma infração gravíssima, resultando em multa e na adição de sete pontos à habilitação do condutor.

Sair da versão mobile