Nova lei da CNH muda regras para idosos com 50, 60 e 70 anos de idade; entenda

Os idosos com 50, 60 e 70 anos são particularmente afetados pela entrada em vigor da nova lei da CNH em 2024, marcando uma transformação significativa no cenário das habilitações. Essa legislação introduz uma série de requisitos e exigências que têm um impacto direto nessa faixa etária, representando o fim de uma era para muitos condutores brasileiros.

Nova lei da CNH muda regras para idosos com 50, 60 e 70 anos de idade; entenda. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) destaca as principais inovações relacionadas à nova lei da CNH e ao seu processo de obtenção, em vigor em todo o Brasil. Uma das modificações notáveis é a alteração no prazo de validade do exame de aptidão física e mental para a renovação da carteira de motorista, uma vez que anteriormente variava conforme a idade do condutor.

Com a entrada em vigor da nova legislação, os prazos de validade da CNH foram ajustados: 10 anos para condutores com menos de 50 anos, cinco anos para os de 50 a 69 anos, e três anos para os com 70 anos ou mais.

É fundamental destacar que esses prazos podem ser modificados de acordo com a avaliação do médico examinador, como ocorria anteriormente. Essa flexibilidade visa garantir a segurança no trânsito e a saúde dos condutores.

Cabe destacar que, a nova lei da CNH estabelece que em municípios com até 50 mil habitantes, idosos com 65 anos ou mais e renda per capita de até um salário mínimo podem obter a carteira de motorista gratuitamente.

Para solicitar o benefício, é necessário contatar o Detran local e providenciar os documentos exigidos. Vale ressaltar que a gratuidade abrange apenas a taxa de exame de aptidão física e mental, sendo outras taxas aplicáveis.

Abaixo você verá em primeira mão os novos prazos da carteira de motorista, bem como as penalidades por não respeitá-los. Neste link, eu listei para você todas as mudanças na CNH em 2024. Confira!

Nova lei da CNH atualiza prazos em 2024

O prazo de validade da CNH foi alterado em abril de 2021, para se adequar às novas demandas. Anteriormente, a validade da carteira de motorista era de cinco anos para condutores com menos de 65 anos e três anos para os com mais de 65 anos. As modificações no Código de Trânsito visam essa adaptação à realidade atual.

No entanto, essas regras mudaram consideravelmente:

Nova lei da CNH estabelece penalidades para o descumprimento dos prazos 

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile