Jovens de até 16 anos com direito ao BPC têm novidade anunciada HOJE (17/4)

Independente da idade, pessoas com deficiência podem solicitar a liberação do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Mas, uma portaria publicada pelo Ministério da Previdência Social nos últimos dias torna o acesso ao auxílio mais simples para aqueles que possuem menos de 16 ano de idade. 

bpc
Jovens de até 16 anos com direito ao BPC têm novidade anunciada HOJE (17/4) (Imagem: FDR)

Na realidade, o pedido do BPC para jovens com menos de 18 anos é feito por seus pais ou responsáveis, eles são os representantes legais do menor de idade. Como o auxílio somente é liberado nesta idade quando a pessoa for deficiente, é obrigatória a passagem por perícia médica. 

Novidade na perícia médica no BPC para jovens

A novidade trazida pela portaria nº1.059 publicada em 11 de abril de 2024, é relacionada a documentação exigida no momento da perícia médica do BPC. A ideia do Ministério da Previdência Social é conseguir facilitar a identificação do menor que precisa estar obrigatoriamente acompanhado de um responsável legal. 

A mudança é relacionada a:

  • Em caso de ausência de documento de identificação oficial com foto (RG), a certidão de nascimento poe ser usada para identificar o menor de 16 anos. 

Esta mudança será eficaz, principalmente, para crianças que normalmente não possuem o RG. Embora o documento possa ser emitido desde os primeiros dias de vida do bebê. Hoje, a CNI (Carteira Nacional de Identificação) já está disponível, eu ensino como emiti-la nesta matéria

Como pedir o BPC para menor de idade?

Para ter direito ao BPC é necessário que toda família esteja inscrita no Cadastro Único. Além disso, o pagamento de 1 salário mínimo somente é liberado para os grupos que possuem renda de no máximo 1/4 do salário mínimo por pessoa. 

Não existe uma lista de doenças que garantem o benefício, o que existe é uma regra muito clara: a incapacidade física ou mental precisa tornar aquele indíviduo incapaz de forma permanente. Essa comprovação somente será feita pela perícia médica. 

O pedido é feito online no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), depois da inscrição no CadÚnico.

  • Acesse o App Meu INSS e faça login;
  • Clique em “Novo pedido”;
  • Agora, em “Do que você precisa?” digite “BPC”;
  • Escolha “BPC – pessoa com deficiência”;
  • Preencha a ficha e anexe os documentos;
  • Agende a perícia médica. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com