O que pode levar a demissão por JUSTA causa? Descubra como fugir das penalidades

Prevista na CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas), a demissão por justa causa é a forma mais prejudicial de desligamento do trabalhador dentro da empresa. O empregador tem o direito de demitir o seu colaborador nesta condição se forem descumpridas regras de convivência dentro do ambiente de trabalho. 

demissão
O que pode levar a demissão por JUSTA causa? Descubra como fugir das penalidades (Imagem: FDR)

É importante o trabalhador saber o que gera a demissão por justa causa até mesmo para garantir que seus direitos estejam sendo levados em conta. Existem 14 situações previstas por lei que dão ao empregador a opção de desligar o funcionário usando a condição de justa causa. 

Quando se aplica a demissão por justa causa?

De acordo com as regras da CLT, a demissão por justa causa se torna um direito do empregador a depender da gravidade, atualidade e imediatidade da ofensa dentro das seguintes situações:

Exemplos práticos

Confira uma situação que pode trazer como consequência o desligamento por justa causa, acessando esta matéria escrita por mim. 

Quais os direitos de quem é demitido por justa causa?

Quem recebe como punição por um ato infracionário a demissão por justa causa tem acesso a poucos benefícios. Diante disso, as únicas verbas rescisórias que o trabalhador tem direito são:

 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile